Música clássica x popular

25 maio

Buenos Galera!..ixi…q burro! Já to trocando até espanhol com português!…acho q essa viagem pra Zoropa ainda vai mexer muito com a minha cuca! rs!
Bom, antes da notícia da semana passada, nós falávamos ainda sobre interminável história da música, mas precisamos acabar logo com esse assunto antes que se torne muito cansativo né?! Acho q depois de tantas coisas que postei aqui, uma das poucas conclusões concretas que podemos ter, é que se para essa história não existe um começo exato, muito menos um meio, como, então, podemos terminar esse assunto?…Pensei em falarmos um pouco de cada estilo…mas só aqueles mais conhecidos…para que tenhamos certa linha de raciocínio, sem misturar muitos as idéias [mais do que já estão!]…Tá, mas vamos (re)começar a partir do próximo post, pois hoje quero esclarecer uma questão: ‘MÚSICA ERUDITA x MÚSICA POPULAR, qual é a diferença?’.

Beethoven X Miles Davis

Essa é uma das perguntas mais difíceis que já ouvi na minha vida, porque simplesmente a resposta não é algo tão fácil de entender e mesmo depois de ter estudado música um bom tempo ainda acho complicado classificar cada uma.
Antes de (tentar) responder essa questão, tenho que esclarecer um ponto: MÚSICA CLÁSSICA é diferente de MÚSICA ERUDITA, porque a primeira remete ao período na qual ela foi criada, já a segunda refere-se à música culta (como o próprio significado da palavra sugere!), portanto é errado pensarmos que toda música clássica é erudita, e vice e versa. Voltando à questão principal, a MÚSICA POPULAR, tem esse nome porque sua origem é o povo, ou seja, é mais no sentido da intuição, do que aquela que foi estudada. Porém, é aí que começa a confusão, porque podemos ter tanto uma música popular que seja complexa e estudada (como por exemplo as de Miles Davis), quanto uma erudita que seja tão simples que pareça intuitiva (como por exemplo a ‘Für Elise’ de Beethoven, e que diga-se de passagem nem ser tão simples assim!)…e digo mais…se tocarmos ‘Beethoven’ com guitarras, ela não deixará de ser erudita, e se tocarmos ‘Mile Davis’ com violoncelos, ela não deixará de ser popular!…Estão vendo? É mais complicado do qeu se imagina! Portanto para classificar algo como música erudita, ou música popular, temos que analisar ‘n’ fatores, como o período, as influências, e etc, além da música própriamente dita.
Toka e até semana que vem!

Vemado

Uma resposta to “Música clássica x popular”

Deixe um comentário